Que É Planeta Karakamsha na Astrologia Védica?

Por Favor Considere um Donativo. TODO POUCO AJUDA MANTER ESTE SITE!
TORNE-SE UM MEMBRO e acesse todo o material para o seu autoconhecimento

Na Astrologia Jaimini, que é um dos sistemas de Astrologia Védica com base nos Sutras (escrituras) de Jaimini, existem sete karakas (significadores) que representam sete coisas diferentes em nossa vida. Os karakas são medidos em graus¹ e com base em seus graus cada um deles tem uma determinada função no horóscopo.

Os planetas de grau do mais alto ao mais baixo recebem um nome de karaka (significador) específico. O planeta com o grau mais alto (de 0 à 30) é o Atmakaraka. Os planetas Rahu, Ketu, Netuno, Urano e Plutão nunca fazem parte disso. Quanto mais alto o grau do Atmakaraka, mais velha (anciente) é a alma em sua existência. A tabela a seguir lista os outros karakas com base no mapa exemplificado abaixo de acordo com a hierarquia, por grau, de cada planeta.

PosiçãoKarakaOrdem por Grau Significador de …
AtmakarakaJúpiter (27’11”)Alma (o Eu), personalidade da alma e sua lição de vida
AmatyakarakaMercúrio (15’36”)Associados, fama, carreira, imagem pública
BhatrikarakaMarte (15’04”)Irmãos, gurus, figuras paternas
MatrikarakaLua (13’24”)Mãe, terra, casa, pais (Pitrukaraka é para pai)
PitrukarakaSaturno (11’22”)Pai, filhos, criatividade, educação
GnatikarakaVênus (04’08”)Parentes/familiares, doenças, inimigos, prisão, infortúnio
DarakarakaSol (00’12”)Cônjuge e sua personalidade e período do casamento (quando vai ocorrer)
Tabela de Dados referentes ao mapa acima

Depois de descobrir o Atmakaraka em seu mapa natal (o D-1), você deve observar o posicionamento deste planeta no mapa Navamsha (o D-9). A colocação do Atmakaraka no Navamsha é conhecida como o Karakamsha. Este posicionamento indica sua vida espiritual e onde você pode ver os desejos da alma, ou o “Atma”, através do Karakamsha.

Ao examinar a localização do Atmakaraka no Navamsha, você deve observar o planeta posicionado na 12ª casa a partir do Atmakaraka; e, se houver algum, indica os assuntos relacionados à alma. Planetas maléficos como Marte, Rahu ou Saturno na 12ª casa a partir do Atmakaraka mostrarão as lições que ainda precisam ser aprendidas antes da elevação (Moksha) da alma. Um benéfico na 12ª casa a partir do Atmakaraka mostra o movimento da alma para o mundo superior após a morte física. Ketu posicionado na 12ª casa a partir do Atmakaraka determina o ganho de Moksha². Se vários planetas ocuparem a 12ª casa do Atmakaraka, então o planeta com o grau mais alto no mapa natal assumirá a liderança.

Com bastante frequência pode-se não ter nenhum planeta na 12ª casa a partir do Atmakaraka. Neste caso, usamos o senhor (o regente) do signo posicionado na 12ª casa a partir do Atmakaraka. Um senhor maléfico pode trazer problemas para alcançar Moksha, enquanto que um benéfico tornará isso muito fácil.

A condição da 9ª casa do Karakamsha mostra sua realização nos estudos espirituais. Esta casa mostra a sorte e suavidade de sua alma na realização de estudos elevados e espirituais. Se houver maléfico na 9ª casa a partir do Atmakaraka, então você pode ter que lutar para chegar ao mundo espiritual. Ao contrário, um planeta benéfico nesta casa abrirá o caminho para compreender isso facilmente e com benção divina.

Progresso Espiritual no Mapa Navamsha

Yoga Sanyasa
Yoga Sanyasa (OBS: Nem sempre o asceta alcança Moksha e depende de outras condições no horóscopo, especialmente da Casa / do Senhor 12 e do divisional 60, o D60, que irá negar ou confirmar isso.)

Confirmação de Moksha

Nem todo asceta alcança Moksha e isso precisa ser confirmado principalmente pelo mapa divisional 60, o D60, chamado de Shastiamsha. Se puder ser confirmado também pelo divisional 9, o D9 (Navamsha), então sem sombra de dúvida o nativo alcançará Moksha. No exemplo abaixo vemos tal confirmação, onde no D60 o 1º Senhor está na casa de Moksha conjunto ao exaltado 12º Senhor e, no D9, o Karaka de Moskha, Ketu, está na 12ª casa, que é uma das casas (4, 8 e 12) de Moksha. Além disso, Saturno, o 9º senhor de D1, está também em casa de Moksha, tanto no D9 quanto no D60! A debilitação do 1º Senhor de D60 (Marte) está cancelada por sua conjunção à planeta exaltado (Júpiter). É interessante notar essa conjunção de Júpiter e Marte no D1, onde a exaltação e debilitação entre esses dois planetas são trocadas entre si.

Devoção à Religião

Navamsha também é referido para verificar a devoção de uma pessoa à religião — ou práticas espirituais. Devemos diferenciar entre religião e espiritualismo. A religião é o caminho imposto pela sociedade e pela família em que você nasceu; já o espiritualismo não está limitado por elas e é a ânsia interior de uma pessoa. Aqui estamos discutindo religião e não espiritualismo. Cada pessoa é religiosa, pelo menos até certo ponto.

Trígonos

Os trígonos — ou Trikonas, isto é, casas 1, 5 e 9 — de um horóscopo são os trígonos do dharma. Devemos, portanto, verificar os trígonos de Navamsha para o envolvimento de uma pessoa na sua religião. Os senhores de uma casa realizam o desejo da casa.

Os senhores trígonos de Navamsha devem estar relacionados entre si e com as casas Trikonas de Navamsha para tornar uma pessoa religiosa. A 9ª casa é a casa mais importante para a religião.

Os trígonos do mapa natal também são casas do dharma. Assim, os senhores dos trígonos do mapa natal também devem estar relacionados em Navamsha.

Outra versão desse princípio diz que o senhor da 9ª casa do mapa natal deve estar relacionado aos trígonos de Navamsha. Esta regra deve ser vista para determinar a devoção à religião. Em segundo lugar, o 9º senhor de Navamsha também deve se relacionar com os trígonos de Navamsha — ou seja, com as casas 1 e 5. Qualquer influência maléfica (exceto os senhores trígonos, isto é, das casas Trikonas) não é bem-vinda. Eles não permitirão que a pessoa siga a religião fielmente. As três casas do trígono do dharma são a 1ª, a 5ª e a 9ª. Devemos verificar seus significados.

Primeira Casa

A 1ª casa deve ser forte e deve estar relacionada aos Senhores Trígonos ou à planetas benéficos naturais (Lua, Mercúrio, Júpiter e Vênus). No entanto, o senhor do Lagna (Ascendente) não precisa ser forte neste princípio.

Quinta Casa

Esta é a casa da intuição e da poorva punya — que se refere aos méritos acumulados de nosso nascimento anterior; isto é, nosso karma. Um relacionamento com o Lagna, ou o Senhor do Lagna, com a 5ª casa é um presente de Deus.

Nona Casa

A relação da 1ª e da 5ª casa com a 9ª casa promove a intuição em relação à religião; pois é a casa principal da religião. Seu senhor é o indicador da direção onde a devoção religiosa e espiritual será realizada pelo nativo.


¹ Há astrólogos na Índia que dizem que os Karakas são medidos pelo maior minuto de sua posição no mapa, e não pelo maior grau!

² Moksha (sânscrito: मोक्ष, liberação) ou Mukti (sânscrito: मुक्ति, soltura) refere-se, em termos gerais, à libertação do ciclo do renascimento e da morte e à iluminação espiritual. Na mais alta filosofia hindu, é visto como a transcendência do fenômeno de existir, de qualquer senso de consciência do tempo, espaço e causa (carma). Significa a dissolução do senso do ser individual, ou ego, e a avaria total do nama-roopa (nome-forma). No hinduísmo, é visto como uma analogia ao nirvana, embora o budismo tenda a diferir uniformemente da leitura da libertação do Vedantismo Advaita. O jainismo também tem, como meta, o Moksha.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *